News


 

Reggio Emilia: uma cidade educadora!

About Image

Na semana passada estive (eu Anne diretora da Pueri) na Itália, na cidade de Reggio Emilia, a cidade educadora que inspira nossos projetos por aqui. Lá tive a oportunidade de visitar diversas escolas e estudar sobre a história, os projetos e o cotidiano das escolas de Reggio.

Ai retorno e enxergo aqui o que vivi lá, vejo fotos do berçário da unidade 1 recebendo a visita de um músico, e o berçário da Pueri baby explorando todos os ambientes em uma escola que é de todos, percebo que aqui a escola que nao é dividida em espaços fechados, que tudo se comunica, vejo as crianças em movimento, vejo a escola em que todos os funcionários são educadores, todos trabalhando juntos.

Vejo a escola que tem clara a imagem da criança como um ser de relações, que se relaciona com adultos, com o ambiente e entre si! E percebo que estamos no caminho, mas que nunca devemos parar de pesquisar e estudar: “trabalhar com crianças pequenas, exige professores grandes.”

É isso, seguimos investindo e acreditando na educação como um movimento dinâmico para uma criança potente!

Veja as fotos aqui!

 

City tour pela Cidade de São Paulo

About Image

Durante o city tour nossos alunos puderam ver de perto o trabalho de restauração depois do vandalismo que a capela do pátio do colégio sofreu, vamos debater sobre esse assunto aqui na escola! Qual será a opinião de nossas crianças sobre isso?

Veja as fotos aqui!

 

Intercâmbio Pedagógico

About Image

A Pueri Vitae, em busca de inovação e com a certeza de que a formação é o caminho para uma educação comprometida com o futuro, investiu em viagens pedagógicas neste ano de 2017.

Visitamos e buscamos referências em escolas que seguem a abordagem Reggio Emilia, uma pequena cidade italiana, que é referência mundial na Educação Infantil com a pedagogia da escuta, que valoriza o protagonismo e a individualidade da criança. No colégio Áleph no Peru, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho do Ensino Fundamental e a estrutura física diferenciada que privilegia e interação dos alunos e um ambiente que favorece a aprendizagem.

Já na Argentina, conhecemos o Jardin Fabulinos, uma escola de Educação Infantil também pautada nos princípios de Réggio Emilia. Lá, as crianças de 2 a 5 anos são ativas e participativas, projetos que envolvem a família e a comunidade norteiam o trabalho diferenciado dessa instituição.

Foram dias de troca, pesquisa e muito estudo para trazer o que há de melhor para a Pueri Vitae.

Veja mais aqui!